A doença hereditária da humanidade

By Tesouros Peculiares - abril 10, 2020

É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua  imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo ( Romanos 5-17).


Na quarentena com  Jesus
(10 abril)


A relação do ser humano com o pecado lembra-nos a mesma história de alguém que possui uma doença hereditária – uma herança genética transmitida entre gerações. Lendo um pouco, encontrei uma explicação bem interessante. Doença genética, se trata de um erro ou dano no material genético — todas as informações: cor, altura, cabelo etc e etc.   de uma pessoa, que poderia ser causado por eventos aleatórios; enquanto que  a doença hereditária seria uma herança genérica transmitida entre gerações.  A primeira se situa na vida de uma pessoa, a segunda, na de uma geração. Não precisamos ser experts em medicina, penso neste exemplo para ilustrar a situação humana.

Quando Deus criou o ser humano, não havia nenhuma falha, nenhum erro, porque era parecido com o próprio Deus (gênesis 1-26) e nEle não há imperfeição nem pecado. Entretanto, algo aconteceu no jardim: Adão e Eva desobedeceram a ordem que o Senhor havia dado de não comerem do fruto da árvore que dava o conhecimento do bem e do mal. Como consequência, uma série de castigos recaiu sobre ambos (gênesis 3, 1-21)  e foram expulsos do jardim (gênesis 3,22-24).

A genética alterada após a desobediência de Adão e Eva no jardim provocou então um efeito que se estendeu para toda a raça humana, por isso “a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram” (romanos 5-12).

A medicina moderna se desenvolveu criando o campo da genética médica, se aperfeiçoando  no conhecimento das estruturas e no mapeamentos dos genes causadores da doença genérica a fim lidar com ela, trazendo esperança para as pessoas que sofrem  com esta realidade.

Assim também aconteceu na história da humanidade, Deus trouxe uma solução para a situação humana, a cura do dano provocado no material genético lá no princípio, no jardim (romanos 5, 18-19). Para que não sofram um dano irreversível. Nisto, a vida de um só, para que todos fossem livres. A restauração do relacionamento com Aquele que criou todas as coisas. A reconciliação. E por fim, a vida que Ele nos trouxe, e pela qual podemos ter de volta o direito à eternidade.

Cristo Jesus, o remédio para a doença hereditária da humanidade. Por seu sangue, todos os que o aceita são livres do peso do pecado e reconciliados com Deus.
Cristo, a esperança da glória.




  • Share:

You Might Also Like

0 comments


Obrigada por me acompanhar.
Até breve!